Blog Vivros

O ano de 2020 para a Vivros

11 de Janeiro de 2021 | Por Equipe Vivros | 4 minutos para ler

Mais um ano se passa, um ano que muita coisa aconteceu e ao mesmo tempo nada aconteceu enquanto ficávamos sentados em nossas casas. 2020 foi o ano em que a Vivros começou a vender o primeiro livro, “O Buraco”. Começar um negócio durante a pandemia do coronavírus não foi uma tarefa simples, mas demos tudo de nós e também tivemos algumas conquistas. Como muitos, foi um ano de mudanças.

Começamos o ano fazendo o lançamento do novo site em fevereiro e tendo as vendas dos vivros iniciadas. O livreto “O Buraco”, recomendado para leitura independente para crianças a partir de 7 anos, foi desenhado para que trabalhasse temas relacionados a interesse dos pequenos, como a natureza e amizade. Ele foi pensado para que fosse explorado por crianças que estivessem começando a aprender a ler, com textos curtos, letras grandes e muita interação com 17 pop-ups diferentes entre recortes da página, colagens e figuras 3D que saem da página.

Não foi uma tarefa fácil montar esses livros, que exigiram um trabalho manual de costura, corte e cola. Nossa equipe passou muitos dias preparando eles!

Montagem dos vivros

Cópias do livro "O Buraco" sendo montadas.

Em março chegou a pandemia, fazendo com que tivéssemos que mudar os nossos planos. Não poderíamos mais mostrar os nossos livros presencialmente para pais, crianças e escolas, fazendo com que começássemos a usar mais as nossas redes sociais. Foi um momento de aprendizado para lidar com coisas que não dominávamos.

Começamos então a trabalhar em um novo vivro com a autora Thaís Rocha. A ideia era contar a história de um garoto que ia explorar o espaço com o seu amigo, e após algumas versões viria a ser o que hoje é o “As Aventuras de Pedro e o Papagaio Mágico”, ilustrado por Alessandra Consorti. Não vamos falar muito de como foi o processo de criação dele aqui porque já já sai um post sobre isso no blog. 😜

Entramos então no meio do ano, e um dos nossos cofundadores participou do Programa ProLíder para formação de empreendimentos que fazem a diferença no país. A Vivros passou por esse programa, e aí a Thaís Hannecker veio trabalhar com a gente! A Thaís é super empenhada e é apaixonada por educação, buscando levar novas formas de aprendizado para todos.

Montagem dos vivros

Thaís, a nova adição para a equipe da Vivros em 2020.

Apesar da longa duração da quarentena que estava afetando a todos, preparamos o novo site da Vivros, mais interativo, mais vivo, mais rápido e mais bonito! O site foi lançado em agosto, junto com muito mais novidades nas nossas redes sociais. A parte técnica foi complicada de se fazer, ainda mais com todas as mini interações novas por todo o site.

Em setembro, começamos a conversar com mais pais e professores, tendo papos sobre como a gente poderia fazer mais pela nossa comunidade. Muitas ideias legais saíram, desde livros de colorir a mais interação e livros que pudessem ser mais acessíveis para algumas pessoas. Foi daí que decidimos fazer o livro novo sem pop-ups físicos, abaixando os custos enquanto levávamos uma história fantástica para os nossos leitores.

Em novembro, tivemos a nossa primeira Black Friday. E por ser da Vivros, a gente precisava fazer algo diferente né? A Black Friday Social da Vivros envolveu o Sebo do Gueto, apoiando uma campanha que conseguiu arrecadar R$90 mil para criação de sebos em periferias brasileiras (aliás, muito obrigado a todos que compartilharam e compraram os livros!!).

Em dezembro, finalmente no último mês do ano, fizemos o lançamento de “As Aventuras de Pedro e o Papagaio Mágico”. O trabalho ficou lindo e valeu a pena! Preparamos os livros com carinho, contando a história do menino gago que sofria na escola, mas que se descobriu um grande aventureiro espacial. Também enviamos a nossa surpresa para os nossos amigos do Box Cambalhota, em que famílias receberam o livro “O Buraco” como presente de Natal.

Ufa, e isso encerra a nossa retrospectiva de 2020! Já estamos preparando mais novidades para 2021, então se eu fosse você ficaria ligado nas nossas redes sociais. :)

Equipe Vivros

A Vivros é uma editora de livros infantis interativos no papel e no app, que são divertidos e educativos.